segunda-feira, 8 de setembro de 2008

ESTRUTURA DO TEXTO: A CONCLUSÃO


CONCLUSÃO:
1) Parágrafo (último) que “amarra” as idéias desenvolvidas, isto é, sintetiza e reforça tese provada.
2) Formas (exemplos dados considerando-se um texto que trate da poluição nos rios (suas causas e conseqüências):

a) Conclusão-resumo: resumem-se os aspectos abordados no desenvolvimento e reforça-se (ou apresenta-se) a tese. Ex.:
Dessa maneira, observamos que o problema da poluição nos rios envolve uma série de variáveis que incluem a população, as indústrias e o Estado.
ou
Portanto, o problema da poluição nos rios não é tão simples quanto possa parecer. Afeta-nos diretamente e faz-se necessária uma ação conjunta que envolva toda a comunidade.

b) Conclusão-proposta: aponta soluções, procura saídas, medidas que possam ser tomadas (aponta, pois, para o futuro). Ex.:
Como se nota pela dimensão do problema, algumas medidas fazem-se urgentes: é necessário investir em projetos de recuperação dos rios, tal como se fez na Inglaterra com o rio Tamisa; por outro lado, devem-se desenvolver projetos que visem ao reaproveitamento dos esgotos. Ao lado disso, devem-se fazer maciças campanhas educativas para a população. Finalmente, há necessidade de uma ampla fiscalização por parte das autoridades responsáveis.

c) Conclusão-surpresa: possibilita maior liberdade de criação. São conclusões inesperadas que surpreendem o leitor, introduzem elemento novo, revelam maior elaboração (citações, pequenas histórias, um fato curioso, uma passagem humorística ou irônica, um final poético). Ex.:
O grande físico inglês Isaac Newton disse: “A natureza não faz nada em vão”. E assim, os rios vão reagindo à ação destruidora dos homens.
Ou:
Talvez possamos no futuro sentar à beira de um rio, beber da sua água cristalina, banhar-nos nas suas águas puras. Então descobriremos que o homem primitivo não era tão primitivo assim!

Atividade proposta: O texto a seguir foi elaborado seguindo o esquema básico de texto dissertativo. Dele retiramos a conclusão. Entre as técnicas vistas acima, escolha dois tipos e redija dois parágrafos, cada um deles com uma técnica diferente, atentando para a coesão e coerência.

Terra: uma preocupação constante

Em pleno terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis ─ estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos ─ encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. Falência esta agravada pelo fantasma do desemprego, que volta e meia vemos a rondar mesmo os países mais ricos.
Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Não faz muito tempo, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou. E, acima de tudo, nos nossos dias, convivemos com a eterna ameaça terrorista, que minou profundamente as relações internacionais.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
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GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo, Scipione, 1996 (adaptado)

2 comentários:

Stefany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stefany disse...

VAMOS virar alunos do século XXI!!!